Umectação - Nutrindo os fios!



Bom dia amores e amoras!
Hoje vamos falar da técnica que tem salvado e nutrido meus cabelos e de muitas Divas por esse mundo afora. A umectação!
Resolvi falar sobre isso, pois às vezes eu posto no face que estou fazendo umectação e de repente surgem 1 milhão de perguntas sobre o assunto. Os posts sobre umectação acabam virando bate papo Uol... e já que é assim, por que não tirar todas as dúvidas de todas vocês em um post só? Let’s go então!
Umectação consiste enluvar os cabelos usando óleos vegetais puros ou extra virgens no cabelo antes da lavagem dos mesmos. 


Quais os objetivos e vantagens da umectação?
Ela repõe a camada lipídica (oleosidade natural) dos cabelos. Isso é especialmente benéfico para cabelos secos no geral, tingidos, quimicamente tratados, crespos e cacheados. Os cabelos cacheados e crespos devido ao seu formato em espiral tem uma extrema dificuldade em fazer a oleosidade chegar até as pontas e justamente por isso essa reposição se faz tão necessária.

Por que repor lipídios? 
Além de deixar o cabelo macio, muito brilhoso, nutrido e com aspecto saudável, quando repomos os lipídeos, eles ajudam a reter água no fio auxiliando assim a hidratação.
Os óleos mais comumente usados e mais fáceis de achar são os de coco, de rícino e azeite de oliva extra virgem (isso, aquele que vc bota na salada!). Mas TODOS OS ÓLEOS VEGETAIS contribuem pra nutrição capilar.
Há outros óleos vegetais que você poderá utilizar, mas na nossa região, eles são muito raros. Mas se vc achar os mais raros (e mais caros também...diga-se de passagem!), pode utilizar. Alguns exemplos: Óleo de macadâmia, argan, abacate, buriti, linhaça, semente de uva, cenoura, abóbora, algodão, amendoim, gergelim, nozes, palma, girassol, cártamo...etc.

Por que usar apenas óleos vegetais?

Por que o óleo mineral também conhecido como parafina líquida, petrolato líquido pesado, óleo branco ou vaselina líquida, é um derivado do petróleo, e não tem nenhum valor hidratante, nutritivo ou reconstrutor para os nossos cabelos. Eles acumulam nos fios e criam uma película que impede que os nutrientes sejam absorvidos. Eles fazem uma maquiagem nos fios. Com o tempo isso é extremamente nocivo já que seu cabelo não absorve os nutrientes que precisa. Muitas pessoas inclusive ficam com problemas de queda de cabelo devido a isso. Portanto garotas, nada de óleo mineral pra fazer umectação ok?

Como fazer?
Antes de utilizar o óleo, se desejar dê amornada nele em banho Maria, pois o óleo morno é melhor absorvido pelo cabelo. Com os cabelos secos (limpos ou sujos), aplique o óleo mecha a mecha. Deixe por no mínimo 30 minutos (Eu deixo 1 hora). Algumas meninas que conheço chegam a dormir com o óleo no cabelo. Coloque na touca térmica se tiver. Passado o tempo desejado, lave os cabelos  com shampoo (como meu cabelo é extremamente seco, eu uso o shampoo apenas  1x). Se desejar aplique uma máscara de nutrição, e deixe o tempo indicado da máscara. Enxague e depois aplique o condicionador. Finalize com o creme de pentear de sua preferência.
Vou colocar um vídeo aqui que mostra como fazer ok?



Dúvidas frequentes: 

O Óleo de rícino é grosso, não consigo aplicar no cabelo.
R- Dilua ele em outro óleo como o de coco ou de oliva. Ele ficará mais fácil de aplicar.

Posso mesmo dormir com óleo na cabeça? Não faz mal?
R - A não ser que seu cabelo seja oleoso ou de raiz oleosa, o óleo não fará mal algum a seu cabelo, pois o cabelo só vai absorver o que precisa. Não tem como “embebedar de óleo”.

Com que frequência devo fazer umectação?
R – Se você segue o cronogramacapilar, o ideal é 1x por semana no dia da nutrição. Se você não segue o cronograma e tiver o cabelo muito seco pode utilizar toda vez que lavar os cabelos. Aliás, esse é o segredo de beleza capilar das indianas: Umectar a cada lavagem.

Posso usar vários óleos misturados ao mesmo tempo?
R - Se forem vegetais, se desejar,  e tiver vários desses óleos a disposição, pode misturar vários deles sim. Não faz mal, pelo contrário, faz muito bem!

Meu cabelo vai ficar cheirando a óleo depois?
R – Normalmente não... a lavagem com shampoo, depois a aplicação da máscara e condicionador costumam retirar o cheiro dos óleos. Mas eu amo colocar 1 colher de óleo de coco na hidratação. Eu pessoalmente gosto daquele cheirinho suave de coco no cabelo. Mas eu sou eu né galera? Fica a critério de vocês.

Não tem muito mistério é um tratamento pré shampoo. Você estará apenas acrescentando uma etapa ao que já faz normalmente no dia que trata seus cabelos.  Eu não consigo mais viver sem umectar os cabelos. Meus fios amam com paixão!  Esse é o segredo mór pra um cabelo brilhante e de diva! Deixem o preconceito de lado, façam e vejam se não vão ficar viciadas! Kkkkkkkk
Um grande beijo e sucesso com os cabelos que com certeza vão ficar lindos!

2 comentários:

  1. amo a umectação não fico sem
    seguindo pode retribuir?

    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  2. Somos duas apaixonadas então...
    Seguindo de volta já...Grande beijo!

    ResponderExcluir