Queda e Crescimento Capilar - A hora da verdade!



Olá divas do meu coração, bom dia! Vamos falar hoje de uns dos maiores fantasmas que assombram homens e mulheres: Queda de cabelo. Mas vamos falar também da solução: Crescimento capilar. Me perdoem o tamanho do post, mas hoje a gente não teve como escapar, o papo é sério e a conversa é comprida. Então bola pra frente que o tempo urge e a Sapucaí é grande! kkkkkkkkkk
Retomando o tom de seriedade aqui ok? Quando você vai pentear ou lavar o cabelo e que começa a ver cair aquela quantidade absurda de cabelo, o desespero toma conta. Só quem já passou pela experiência sabe como é assustador. Na verdade a queda capilar tem um limite de normalidade. Estimativas indicam que é normal cair por dia de 70 a 100 fios de cabelo.
O cabelo passa por 3 fases durante sua vida: Anágena, catágena e telógena.
A fase anágena é a fase de crescimento capilar, dura em média de 2 a 6 anos. Cerca de 85% a 90% dos fios encontram-se nessa fase. Os fios crescem em média de 0,5 a 1,5 cm ao mês. Dificilmente você verá crescer mais que isso.
Fase catágena – Ocorre a involução do fio ele se desprende do bulbo e se prepara  para cair. Cerca de 1% a 2% encontra-se nessa fase.
Fase telógena – É a morte do fio, culminando em sua queda. Ela pode durar cerca de 3 meses e 10% a 15% dos fios estão nessa fase.

As razões da queda capilar podem ser as mais variadas possíveis:
Genética - Cerca de 25% da população tem predisposição à alopecia (calvície) androgenética. Os fios vão rareando e criando falhas no couro cabeludo.
Fatores hormonais e alterações na tireoide.
Stress – O stress baixa o sistema imunológico, e faz uma bagunça daquelas com os hormônios, contribuindo e muito para a queda capilar.
Anemia ou dietas pobres em proteínas – Elas podem acelerar a queda capilar. Os fios pulam da fase de crescimento para a de repouso antecipando a queda.
Alisamento ou clareamento – O alisamento rompe as pontes de hidrogênio do cabelo para mudar a estrutura dele e pode danificar o fio. Já o clareamento por deixar o fio ressecado, quebradiço e menos resistente a tração.
Doença auto imune – Alopecia areata, psoríase.
Pausa na ingestão de contraceptivos - A parada da terapia de reposição favorece uma queda abrupta dos mesmos gerando a queda de cabelos devido a alteração hormonal abrupta. A tendência é ter uma queda capilar passageira e que se resolve por sí só. Nas mulheres com problemas hormonais prévios há um risco da queda surgir e se manter se não for tomada nenhuma medida de correção dos hormônios.
Infecção fúngica – Devido a vários fatores o couro pode ser infestado por fungos que causam queda de cabelo, principalmente em áreas circulares. Uma manifestação comum dos fungos é o aparecimento de caspas.
Penteados e escovas – Tranças coladas no couro cabeludo, dreads e rabos de cavalo apertados com o tempo podem causar alopecia por tração. A tração causada por constante escovação do cabelo também pode ocasionar o mesmo problema. Aqui um belo exemplo disso: A top model Naomi Campbell usou muitos apliques e fez muitos procedimentos químicos. Nem com tanto dinheiro ela resolveu o problema dela. Olha o resultado:

O ideal é tentar eliminar o máximo de fatores de risco possível e tratar dos fios, principalmente através do cronograma capilar. Se você ainda não sabe o que é ou tem dúvidas sobre ele, clique aqui.
Ok, eu não sabia de nada disso, e agora? Meu cabelo caiu, o que eu faço?
Eu sei que é assustador ver o cabelo caindo, mas acreditem, o desespero e o estresse não ajudam em nada. Mais acima vimos que o bendito do estresse contribui para queda. 
O plano de ação é 1º lugar: Procure um dermatologista, ele vai saber te indicar o melhor tipo de tratamento e também pode através de exames identificar as causas da sua queda. Se o motivo for nutricional, procure um nutricionista.


4 fatores que interferem no crescimento dos cabelos:

1 – Genética – Se no seu DNA em algum cromossomo tem a informação que seu cabelo deve crescer só 1 cm ao mês, nem com reza brava você conseguirá 1 milímetro a mais.
2 – Má circulação sanguínea  - A circulação sanguínea transfere os nutrientes para o bulbo, que é a única parte viva do nosso fio. É a parte branca que aparece quando a gente arranca o fio. Técnicas para estimular: Massagem no couro cabeludo. Fazer a massagem com a cabeça para baixo em movimentos circulares e com a popa dos dedos. Não use as unhas jamais!
3 – Alimentação – Alimentação rica em vitaminas e minerais e proteínas (A, B, C, E, zinco, ferro e enxofre) frutas, verduras e bastante água. Gente isso é importante: Conheço meninas que fazem hidratação de banana, de abacate, cenoura com beterraba no cabelo mas não tem coragem de comer nada disso!
Esses alimentos fazem um bem nadado aos cabelos externamente, mas se você ingerir, o benefício será muito maior pois o fio é nutrido pelo bulbo. Para os nutrientes desses alimentos chegarem lá precisam estar no sangue né gatas e como se chega no sangue? Através da ingestão! Nem todo mundo gosta de certos alimentos; então que tal imaginar que você esta tomando remédio? A gente não gosta de tomar remédio, mas toma pois quer ficar boa. Imagine que queda de cabelo é doença e que você quer ficar boa ok?
4 – Estado do couro cabeludo – O couro cabeludo deve estar sempre seco e limpinho. Evite prender o cabelo molhado, pois essa prática pode ajudar na proliferação de fungos; principalmente o que causa a caspa. Evite passar creme de pentear no couro cabeludo isso entope o bulbo capilar. Lave o cabelo. Sim gente, tem de lavar o cabelo, sentiu que ta dando aquela seborreia? Que tal uma lavadinha? Sei que tem gente que adora uma escova e que pra conservá-la fica 8 ou até 15 dias sem lavar os cabelos. Amores, por favor, nada de ser casquinha e economizar na escova pra depois gastar os tubos com dermatologista e antifúngico. Já dizia minha mãe que é melhor prevenir do que remediar.

Mas será que tem algo que se possa fazer em casa?

Sim minha gente, algumas receitas caseiras testadas e aprovadas por um monte de gente circulam na internet. Algumas até duvidosas. Vou me posicionar logo a respeito da mais famosa que é sobre o uso de Monovim A. Sou extremamente contra. Por quê? Monovim A é um remédio veterinário, portanto impróprio para uso humano. Todo produto de uso cosmético precisa ser testado dermatologicamente em humanos e receber o registro da ANVISA. Se algo der errado, você tem como reclamar e a quem recorrer.  Já vi inúmeros casos de pessoas que usaram o Monovim e devido a incompatibilidade dele tiveram reações alérgicas, feridas no couro cabeludo e até mesmo a queda de cabelo agravada.  Agora me diga, se algo der errado com o Monovim, você vai recorrer a quem? Se for atrás do fabricante ele vai te dizer: Eu fiz pros cavalos e não pra você. Até o Procon e qualquer tribunal daria razão a ele. 

O que funciona então? 

Massagem capilar funciona! Lembra que vimos nestante que a massagem estimula a circulação e leva nutrientes aos fios? Pois então... Massageie, massageie e massageie!
Mas você pode potencializar o efeito da sua massagem com tônicos. A função deles é de fortalecer o  bulbo e estimular o crescimento dos fios. Procure sempre os que tem vitaminas (como a vitamina A e B), e extratos de plantas (como jaborandi, mutamba). Siga sempre a instrução da embalagem para aplicação ok? 

Alguns tônicos famosos:


Outras receitas caseiras e seguras que realmente funcionam: 

Shampoo bomba de cebola
A cebola possui sais minerais como: ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio. Tem vitaminas C e complexo B, Rica em quercentina um poderoso antioxidante e anti-inflamatório . As propriedades da cebola ativam a circulação do couro cabeludo e acelera o crescimento dos cabelos.
Os benefícios do Shampoo de Cebola:           
Dá mais brilho, melhora a oleosidade, melhora a caspa,  fortalece o cabelo, acelera o crescimento, refresca o couro cabeludo e deixa mais limpo por mais tempo.
Como fazer: Usa-se  1 cebola média picotada ou o sumo (descansar 15 dias) dentro do shampoo.

Óleo de rícino (óleo de mamona) no couro cabeludo.
O óleo de mamona é conhecido desde a antiguidade por suas propriedades antioxidantes. Ele pode ser usado para tratar infecções que atingem o couro cabeludo e ocasionam a queda de cabelo como o fungo causador da caspa. Ele fortalece a raiz do cabelo e promove o crescimento dos fios. O uso regular proporciona cabelos mais cheios, brilhantes e hidratados e melhora a saúde do cabelo.
Coloque o óleo de rícino na ponta dos dedos e vá massageando o couro cabeludo. Como  ele é um óleo bem denso, você pode diluir em outro óleo pra ficar mais fácil de aplicar. Eu costumo usar o azeite de oliva extra virgem ou o de coco (Que por sinal, também estimula o crescimento capilar).
Momento depoimento pessoal: Eu como sou uma pessoa que gosta de inventar moda e potencializar resultados costumo misturar o meu tônico de alho da gota dourada junto ao óleo de rícino e o de coco. Para mim dá super certo, meu cabelo esta crescendo muito! A minha frente que era toda cheia de falhas devido a uma queda que eu tive (se vc não conhece a história clique aqui), está cheia de fios crescendo... nem preciso dizer que to super feliz não é? :D

Tem outras receitas? Sim. Por que eu não mencionei? 

Nem tudo que se lê às vezes é pratico ou proveitoso. Só divulgo o que já testei ou acho seguro.  Um exemplo: O shampoo de guaraná. Muitas meninas fazem, mas vi muitos relatos desfavoráveis como ressecamento, ou que para usá-lo, precisa ser com shampoo sem sulfato o que na nossa região é difícil de achar.
Muitas meninas fazem uso de suplementos nutricionais como Pantogar. Por que não detalho sobre ele?  Suplementos vitamínicos são de competência do nutricionista. A falta de vitaminas faz mal, mas o excesso também faz. Principalmente de vitamina A. Ela não é a amiguinha dos cabelos? Em excesso ela dá o efeito contrário. Pode ocasionar queda. Por isso insisto com vocês: Usem apenas produtos seguros e por favor, consultem um dermatolgista e/ ou um nutricionista para saber as causas da queda ok? 

Desculpem o post gigante. Tentei diminuir mas não teve jeito. É um assunto extenso e delicado. Meninas... Eu to no projeto cabelão, e vocês? O que tem feito para ajudar no crescimento dos fios? Quero o feedback de quem já é Rapunzel e de quem ta buscando isso.
Se você ainda não curte nossa página no face curta, compatilhe, espalhe pras amigas e amigos (sim,  homens também!) Porque o que é bom tem de ser compartilhado! https://www.facebook.com/divasmodeonfsa

Beijos amores. Até a próxima!


9 comentários:

  1. Adorei o post super completo, eu tenho óleo de rícinio mais era complicado na hora da aplicação vou seguir a dica comprar outro óleo e misturar.
    Te convido com todo carinho para conhecer o meu cantinho. Beijinhos

    www.sempremissmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do post e que as dicas serviram pra vc. fiz com muito carinho pra vocês.
      E pode deixar que eu vou sim visitar teu cantinho! Beijos lindona!

      Excluir
  2. Qual a frequência q vc aplica a mistura de óleo de rícino no cabelo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas 1x por semana querida, pois mais que isso acho exagero. Sem falar que já vi meninas que usam mais de 1x e depois passam mal. Prefiro ir devagar,com segurança porém, constante.! ;-)

      Excluir
  3. Como vc faz com a mistura de óleo de rícino, óleo de coco e o tônico ? Passa a mistura no couro cabeludo ou nos cabelos tb ? Mistura em alguma máscara ? Deixa qto tempo ? Depois lava normalmente ?
    Desculpe a quantidade de perguntas. ...rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então...eu coloco uns 15 ml de cada óleo e aqueço por 20 segs no microondas. Depois é que eu misturo o tônico na quantidade indicada na embalagem para uma aplicação. Dps aplico a mistura toda diretamente no couro cabeludo massageando. Depois faço a mistura do oleo de ricino e coco novamente e aí sim, passo essa no comprimento do cabelo. Geralmente eu durmo com ele na cabeça e lavo no outro dia com shampoo sem sulfato e apenas 1x. Depois disso finalizo com máscara, condicionador e água + vinagre de arroz.

      Excluir
    2. Obrigada pelas orientações Juciara. Ontem misturei o óleo de rícino com o óleo de coco q tinha feito em casa e passei no couro cabelo massageando bem e depois passei no comprimento. Enrolei a cabeça com filme plástico, deixei por 1 hora, lavei e apliquei uma máscara anti queda da Head &Shoulders com uma tampa de Bepantol solução. Não consigo dormir com óleo nos cabelos. Será q do modo q fiz vou obter resultados ?

      Excluir
    3. O tempo mínimo é meia hora, creio que vc deve ter resultados sim, mas não adianta ficar ansiosa, tem de esperar e relaxar, ter paciência mesmo. Boa sorte!

      Excluir
  4. adorei o post super completo mas queria saber se posso usar o tonico fortalecedor e depois lavar os cabelos com xampu com a cebola?

    ResponderExcluir