O que a TV pode ensinar sobre moda a você



E estava eu no conforto do meu sofá assistindo TV hoje quando me veio a ideia desse post.

Sempre ouço as pessoas falando: “Mas não passa nada que preste a TV, ou a TV corrompe as pessoas!”

Enfim, digo que discordo totalmente. Ué Jú, mas o post não seria sobre alguma coisa relacionada a aparência pessoal, estilo? Sim! E tem tudo haver! Bom, vamos direto ao ponto: Existem programas educativos na TV, principalmente no que diz respeito à moda e estilo.

Quem de vocês já teve a oportunidade de assistir a programas como o brasileiro esquadrão da moda? Ele na verdade é uma versão de um programa americano chamado What not to wear. Algo que em português quer dizer algo mais ou menos do tipo: O que não vestir.

A proposta dos dois programas caso você nunca tenha assistido é: Eles pegam uma pessoa totalmente sem noção de estilo que sempre é indicada por amigos e parentes. A sortuda ganha 5.000 dólares ou reais para gastar em um guarda roupa completamente novo com a condição de jogarem seu guarda velho inteiro fora! Aí a gente até pensa: Nossa, meu sonho!  5.000 pra gastar em roupas é um sonho de consumo!

Sim gente, é realmente um sonho, e pena que é pra poucas. Mas na verdade o que eu observo é que a maioria das pessoas que é indicada pra esses programas não sabe quem é ou o potencial que tem.  Às vezes elas dizem que o corpo não favorece, que a banha pula pra fora da calça, que o tronco ou as pernas são longos ou curtos demais.  O que é mais fascinante é que eles ensinam que QUALQUER TIPO DE CORPO PODE FICAR BEM VESTIDO e elegante.

Gente, as roupas tem poder! Elas podem até disfarçar imperfeições que nós somos loucas pra esconder. Basta escolher a peça certa.  Mas talvez você pense: Mas eu não sou elegante, nem preciso ser, acho que roupa é escolha pessoal. E é mesmo. Porém outra coisa que aprendi assistindo é que as nossas roupas falam sobre nós e mostram uma imagem ao mundo do que somos. Vamos fazer um breve exercício disso? Vou descrever as roupas de alguém e vocês tentarão acertar que tipo de pessoa veste essa roupa ok?

Um homem de terno e gravata e sapato social com uma pasta. Uma mulher com saia longa, estampa de girassóis, bolsa de calamaço e tranças nos cabelos.  Outra mulher com jaqueta e calça preta de couro, camisa de caveira, unhas pretas, cabelo vermelho e piercing no nariz.

E aí, será que vc pensou o que eu pensei? Se você pensou que respectivamente essas pessoas são: Um executivo, uma hippie, e uma rockeira; você acertou!

Eles poderiam até nem ser nada disso, mas o modo com que se vestem e se arrumam passam essa imagem. Você nem precisou ver, bastou imaginar que matou a charada.  Isso prova que o que vestimos revela quem somos, ou simplesmente nos rotula. Então quando você decide mudar seu estilo, está também querendo mudar a forma como o mundo te vê e isso abre um leque imenso de possibilidades porque você pode ser quem quiser.

Por isso eu afirmo que moda não é frescura. E os programas de Tv têm ajudado a mudar esse tipo de pensamento que se enraizou no pensamento popular de que vestir-se bem é coisa de rico ou patricinha. Vale muito a pena repensar o modo como nos vestimos e nos mostramos ao mundo. 

Mas aí você fala: Mas Jú, eu não tenho 5.000 reais pra mudar todo o meu guarda roupa, e o pior, nem sei como fazer isso! Confesso a vocês: Nem eu tenho essa grana pra esse fim! Kkkkkkkkkkkk

Quanto ao dinheiro para o guarda roupa, a solução pra quem não dispõe de recursos pra mudar tudo de vez é mudar aos poucos.  Olhe peças no seu guarda roupa que tem potencial de continuar ou simplesmente reforme as que ainda têm salvação. Aí vocês pensam novamente: Jú como vou saber o que me cai bem, eu não tenho dinheiro pra um personal stylist! Ok diva, não se desespere!

É aí que entra a audiência a esses programas. Porque não gastar um tempinho assistindo? Eles ajudam muito! Eu mesma aprendi demais assistindo eles. Devo muito a esses programas. Eles são personal stylists e vestem todo tipo de corpo. Acompanhando os programas você provavelmente vai se identificar com algumas pessoas tanto na forma de agir, jeito de se vestir ou até mesmo com o corpo. Eles mostram que algumas peças são atemporais e servem a todos os tipos de corpo, como um vestido tubinho preto ou uma blusa de alfaiataria branca.

Dica de ouro: não é só o esquadrão da moda que tem esse tipo de formato. Tem vários outros programas em outros canais que ajudam.  Aí vai uma listinha básica:


BRASILEIROS:

- GNT Fashion - GNT

- Superbonita – GNT

- Vamos Combinar – GNT

- Esquadrão da moda – SBT

ESTRANGEIROS:

- Esquadrão da moda – Discovery Home e Health / TLC

- Mude meu look – Discovery Home e Health

- Tim Gun  guru de estilo - Discovery Home e Health

- 10 anos mais jovem - Discovery Home e Health

- Project Runnay – E! e Glitz


Lição de casa pra vocês divas: Assistam e observem como a mudança de roupa e visual mudou a vida das pessoas. Quem não assistiu vale a pena dar uma conferida e quem já assistiu que tal passar a aplicar os conceitos e conselhos que eles nos passam? Eu mudei muito assistindo eles e pra melhor viu gente! Espero que o mesmo possa acontecer a vocês, assim como ocorreu comigo. Um super beijo a todas!

0 comentários:

Postar um comentário